Laboratório de Mapeamento Geológico Digital e Geotectônica (MGD)

Este laboratório se dedica à produção de mapas geológicos, integração geológica regional e modelagem geotectônica, por meio de métodos de cartografia digital e geoprocessamento, para realização de projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços, além de apoio ao ensino.

Como metodologia fundamental adotada pelo MGD, a produção da cartografia geológica resulta de densa cobertura de observação direta no campo, sobre exposições naturais (afloramentos), acompanhada de dados quantitativos e de análises laboratoriais, cuja integração para produção cartográfica e disponibilização é realizada em plataforma digital de geoprocessamento (SIG).

Os principais parceiros do MGD têm sido a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e PETROBRAS, além das agências financiadoras de pesquisa científica e pós-graduação (CNPq, FAPEMIG, CAPES) que também dão apoio a projetos e concedem bolsas a pesquisadores e estudantes do laboratório.

Dentre os principais projetos de mapeamento geológico realizados por equipes ligadas ao MGD (ver mapa de localização), com produtos disponibilizados até 2012, destacam-se:

Clique na imagem para dar zoom





Contato

Salas 2040 e 1020

Tel: + 55 31 3409 6334 e 3409 6337

Coordenador: Prof. Antônio Carlos Pedrosa Soares (pedrosasoares@gmail.com)

Técnica responsável: Geóloga Eliane Voll