Laboratório de Laminação

O Laboratório de Laminação do CPMTC-IGC realiza preparações de lâminas delgadas polidas; lâminas delgadas (rocha e grãos); seções polidas (rocha e grãos); além defazer polimento e limpeza. Atende a comunidade do IGC, de outros setores da UFMG e clientes externos (empresas). Considerando sua ligação com um núcleo acadêmico/científico universitário, tem como prioridade o atendimento da comunidade acadêmico/científica desta e de outras universidades/centros de pesquisa.


Normas

  • Solicitações de serviço: encaminhar à Secretaria do CPMTC, mediante agendamento com Raquel Ferreira (31-34094450 ou e-mail secretariacpmtcufmg@gmail.com). As amostras são entregues (em sacos plásticos, sendo uma por saco) e a ficha de solicitação de serviços é preenchida, sendo numerada de acordo com a ordem de entrada. Alternativamente, contatar a Profa. Lydia Lobato (31-34095443 ou lobato@netuno.lcc.ufmg.br).

  • À exceção de lâminas delgadas comuns para a disciplina Trabalho Geológico-TG (máximo de dez), e para atividades didáticas de profs., todos os demais serviços são cobrados, segundo tabela de preços disponível na secretaria do CPMTC.

  • No caso de solicitação por estudantes, o nome do professor orientador/responsável tem que ser fornecido.

  • Clientes externos: cadastrar-se junto à FUNDEP-Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa pelos telefones (31) 3409-3123; 3409-3185 ou (31) 9869-9318.

  • Após a entrega do pedido de serviço, e após análise das amostras pelos laminadores, o solicitante poderá ser informado sobre o prazo aproximado para a conclusão do serviço. O progresso do serviço pode ser acompanhado pela ficha de solicitação, na Secretaria.

  • Ao término do serviço, o solicitante deve acertar o pagamento na Secretaria do CPMTC e recolher suas amostras.

  • Dúvidas devem ser encaminhadas/esclarecidas via e-mail ou telefone, e não diretamente com os laminadores.

Clique nas imagens para dar zoom



Figura 1 - Fotomicrografias de lâminas delgadas polidas de minério de ouro, mostrando: cristais de pirita alterando a arsenopirita, partículas de ouro inclusas em arsenopirita e livres em quartzo (Py – pirita; Apy – arsenopirita; Esf – esfalerita).



Figura 2


Contato

Sala: 1033 e 1034

Tel: +55 31 3409 6335

Coordenadora: Profa. Lydia Maria Lobato (lobato@netuno.lcc.ufmg.br)

Técnicos responsáveis : Carlos Vinicíus Torres; Helvio Junio Barcelos, Jhonny Nonato da Silva e Leonardo Trindade de Souza

Email: laminacaopreparacaodeamostras@gmail.com