Laboratório de Microscopia Eletrônica

A Microscopia Eletrônica de Varredura é uma das mais importantes ferramentas para aquisição de imagens de superfície em escala milhões de vezes menores que o milímetro. Seu funcionamento se baseia na propriedade dos elétrons de gerar comprimentos de ondas cerca de 100.000 vezes menores que as da luz visível, permitindo maior riqueza de detalhes na observação de estruturas com tamanho diminuto.

O Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) é um tubo vertical com uma fonte de elétrons na extremidade superior (que corresponde analogamente à lâmpada ligada ao microscópio óptico)e, na outra extremidadea amostra que se quer analisar.O feixe de elétrons passa por uma série de dispositivos que promovem seu alinhamento e concentração. No fim do processo, os elétrons incidem sobre a amostra previamente preparada dentro de uma câmara fechada a vácuo, e um coletor que captura as informações geradas, projetando-as numa tela de computador.Na saída do feixe de elétrons, antes deatingir a amostra, algum detector pode ser instalado, permitindo geração de diferentes tipos de imagens ou análises físico-químicas.


Pesquisas do LME/CPMTC

As pesquisas desenvolvidas no LME englobam diversas áreas das geociências, incluindo a Geologia Econômica, Paleontologia, Geocronologia e Mineralogia. Os trabalhos se concentram principalmente no estudo de fósseis de diversas era geológicas, para inferências taxonômicas, evolutivas, paleoambientais e bioestratigráficas; cristais de zircão, utilizados na datação de rochas; e na ocorrência, estrutura e origem de depósitos minerais.


Equipamento disponível

Microscópio Eletrônico de Varredura JEOL JSM-6510, com detector de catodoluminescência









Contato

Sala:1023

Telefone: (31) 3409-3792

Coordenação: Lydia Lobato e Jonathas Bittencourt

E-mail: mev.cpmtc@gmail.com